TUDO SOBRE CÂNCER DE CÓLON
O cancro do cólon é o câncer do intestino grosso (cólon), a parte inferior do seu sistema digestivo. Câncer retal é o câncer dos últimos centímetros do cólon. Juntos, eles são muitas vezes referidos como tipo de câncer colo-retal.
A maioria dos casos de câncer de cólon começam não cancerosos (benignos) aglomerados de pequenas células chamadas de pólipos adenomatosos. Ao longo do tempo alguns desses pólipos se tornar câncer de cólon.
>> Recomendamos Para Você:
- Nova Dieta Laxativa: Cardapio com Alimentos Laxantes
- Dieta Rápida para Perder Barriga em 2 dias: Cardápio
- Dieta Barriga Zero: Como Perder Barriga em 1 Semana
- Dieta Afrodisíaca para Aumentar Libido e Desejo Sexual
- Dietas Para Emagrecer Rapido 10kg: Emagreça com Saúde
- Nova Dieta Para Deixa a Barriga Lisa: Cardápio
[adsgrande]
> SINTOMAS
Sinais e sintomas de câncer de cólon incluem:
- Uma mudança em seus hábitos intestinais, incluindo diarreia ou constipação ou uma mudança na consistência de suas fezes
- Sangramento retal ou sangue nas suas fezes
- Desconforto abdominal persistente, como cólicas, gases ou dor
- Sensação de que seu intestino não esvazia completamente
- Fraqueza ou fadiga
- Perda de peso
Muitas pessoas com cancro do cólon tem a experiência sem sintomas nos estágios iniciais da doença. Quando os sintomas aparecem, provavelmente variam, dependendo do tamanho e localização no seu intestino grosso o câncer.
> CAUSAS
Na maioria dos casos, não está claro o que provoca o cancro do cólon. Os médicos sabem que o câncer de cólon ocorre quando as células saudáveis no cólon tornam-se alteradas.
Células saudáveis crescem e se dividem de forma ordenada, para manter seu corpo funcionando normalmente. Mas quando uma célula é danificada e se tornam cancerosas, as células continuam a dividir — mesmo quando novas células não são necessários.
Estas células cancerosas podem invadir e destruir o tecido normal nas proximidades. E as células cancerosas podem viajar para outras partes do corpo.
Câncer de cólon geralmente começa como aglomerados de células pré-cancerosas (pólipos) no interior do forro do cólon. Os pólipos podem aparecer em forma de cogumelo, ou podem ser planos ou embutidos na parede do cólon.
Remover os pólipos antes que eles se tornam cancerosos pode prevenir o câncer de cólon.
As mutações do gene herdado que aumentam o risco de câncer de cólon podem ser passadas através das famílias, mas estes genes herdados estão ligados a apenas uma pequena porcentagem de cancros do cólon.
As formas mais comuns de herdadas síndromes de câncer de cólon são:
- Polipose adenomatosa familiar (FAP). FAP é uma doença rara que faz com que você desenvolva milhares de pólipos no revestimento do cólon e do reto. Pessoas com FAP não tratadas têm um elevado risco de desenvolver câncer de cólon antes dos 40 anos.
- Câncer colorretal hereditário sem Polipose (HNPCC). HNPCC, também chamada síndrome de Lynch, aumenta o risco de câncer de cólon e outros tipos de câncer. Pessoas com HNPCC tendem a desenvolver câncer de cólon antes dos 50 anos.
FAP, HNPCC e síndromes de câncer cólon herdada de outros, mais raros podem ser detectados através de testes genéticos. Se você estiver preocupado sobre a história da sua família de câncer de cólon, converse com seu médico.
> TRATAMENTO
O tipo de tratamento que seu médico vai recomendar, dependerá em grande parte o estágio de seu câncer. As três opções de tratamento primário são: cirurgia, quimioterapia e radioterapia.
Cirurgia para câncer de cólon do cedo-estágio. Se o câncer é pequeno, localizado em um pólipo e numa fase muito precoce, seu médico pode ser capaz de removê-lo completamente durante uma colonoscopia.
Maiores pólipos podem ser removidos usando a ressecção endoscópica da mucosa. Se o patologista determina que é provável que o cancro foi completamente removido, não pode haver nenhuma necessidade de tratamento adicional.
Pólipos que não podem ser removidos durante a colonoscopia podem ser removidos com cirurgia laparoscópica.
Neste procedimento, seu cirurgião executa a operação através de várias pequenas incisões na parede abdominal, inserção de instrumentos com câmeras anexados que exibem seu cólon em um monitor de vídeo.
O cirurgião também pode levar amostras dos linfonodos na área onde se encontra o câncer.
Cirurgia para câncer invasivo do cólon. Se o câncer de cólon tem crescido em ou através de seu cólon, seu cirurgião pode recomendar uma colectomia parcial para remover a parte do cólon que contém o câncer, juntamente com uma margem de tecido normal em ambos os lados do câncer.
Os linfonodos vizinhos costumam ser também removidos e testados para câncer.
Seu cirurgião é frequentemente capaz de reconectar as porções saudáveis do cólon ou reto. Mas quando isso não for possível, por exemplo se o câncer esta na saída de seu reto, pode ser necessário fazer uma colostomia temporária ou permanente.
Isto envolve a criação de uma abertura na parede do seu abdômen de uma porção do intestino remanescente para a eliminação de resíduos do corpo dentro de um saco especial.
Cirurgia para câncer avançado. Se o seu câncer está muito avançado, seu cirurgião pode recomendar uma operação para aliviar uma obstrução do cólon ou outras condições, a fim de melhorar os seus sintomas.
Esta cirurgia não é feita para curar o cancro, mas sim para aliviar os sinais e sintomas, como sangramento e dor.
A quimioterapia usa drogas para destruir as células cancerosas. Quimioterapia para câncer de cólon geralmente é dada após a cirurgia, se o câncer se espalhou para os nódulos linfáticos. Desta forma, ela pode ajudar a reduzir o risco de recorrência do câncer.
Terapia de radiação. A radioterapia utiliza fontes de energia poderosas, como raios-x, para matar células cancerosas que podem permanecer após a cirurgia, e tem o poder de encolher tumores grandes antes de uma operação para que mais facilmente possa ser removidas, ou para aliviar sintomas de câncer de cólon e câncer retal.
Terapia de droga alvo. Medicamentos que se destinam a defeitos específicos que permitem que as células cancerosas que crescem estão disponíveis para pessoas com câncer de cólon avançado, incluindo o bevacizumab (Avastin), cetuximabe (Erbitux), panitumumab (Vectibix) e regorafenib (Stivarga).
Drogas alvo podem ser dadas juntamente com a quimioterapia ou sozinha. Normalmente são reservadas para pessoas com câncer de cólon avançado.
Algumas pessoas são ajudadas por drogas específicas, enquanto outras não são. Os pesquisadores estão trabalhando para determinar quem é mais susceptível de se beneficiar de drogas específicas.
>>> CARDÁPIO PARA PREVENIR O CÂNCER
Café da Manhã
- Opção 1: 1 xícara de chá verde, 2 fatias de pão light de centeio com geléia de frutas vermelhas sem açúcar, 1 fatia de queijo de búfala
- Opção 2: 1 copo de leite desnatado batido com damasco seco, 2 torradas integrais com um fio de azeite e orégano, 1 cacho pequeno de uva
- Opção 3: 1 copo de vitamina de banana com mamão, 1 fatia de pão integral
- Opção 4: 1 xícara de chá-mate com canela, 2 torradas integrais com cream cheese light, 1 taça de salada de frutas com gérmen de trigo
Lanche da Manhã
- Opção 1: 1 kiwi
- Opção 2: 1 taça de salada de frutas com 1 colher de gérmen de trigo
- Opção 3: 1 maçã
- Opção 4: 1 fatia de abacaxi
Almoço
- Opção 1: 1 prato de salada de almeirão, pepino e tomate com azeite aromático de alho, 2 colheres de arroz parboilizado, 1 colher de feijão-carioca, 1 hambúrguer de soja grelhado, 2 colheres de couve-flor gratinada, 1 fatia de abacaxi
- Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de agrião, ervilha, milho e rabanete, 2 colheres de sopa de arroz cateto com ervas finas, 2 colheres de sopa de feijão-branco, 1 hambúrguer de soja, 1 cacho de uva pequeno
- Opção 3: 1 prato de sobremesa de prato de salada de agrião, tomates cereja e manjericão, 2 colheres de sopa de arroz parboilizado com cenoura ralada, 2 colheres de ervilha, 1 posta de salmão ao molho de gengibre, 1 barra de 30 g de chocolate 70% cacau
- Opção 4: 1 prato de salada de agrião, morango, alface e tomate, 2 pegadores de macarrão com molho de tomate, 1 fatia de lombinho assado, 2 colheres de berinjela cozida, 1 taça de gelado de abacaxi diet
[adsgrande]
Lanche da Tarde
- Opção 1: 1 copo de iogurte desnatado batido com melão e kiwi
- Opção 2: 1 copo de suco de limão, cenoura e casca de laranja, 1 pão sírio com pasta de tofu
- Opção 3: 1 banana-nanica assada com gérmen de trigo
- Opção 4: 1 pedaço de bolo de frutas, 1 copo de limonada suíça
Jantar
- Opção 1: 1 prato de sobremesa de salada de rúcula e beterraba crua ralada, 2 colheres de arroz integral com vagem, 1 filé de peito de peru acebolado, 1 colher de lentilha cozida, 1 colher de purê de cenoura
- Opção 2: 1 prato de sobremesa de salada de alface crespa e kani kama
- Opção 3: 1 prato de sobremesa de salada de rúcula, milho, ervilha e pimentão, 1 fatia de torta de frango
- Opção 4: 1 prato de sobremesa de salada de couve, beterraba e pepino, 2 colheres de arroz com brócolis, 1 unidade de bife a rolê
Ceia
- Opção 1: 1 laranja
- Opção 2: 1 pedaço de suflê de maçã
- Opção 3: 1 copo de suco de melancia com gengibre
- Opção 4: 1 maracujá doce
ATUALIZADO: 25/08/2016 (INFOGRÁFICO)
[adsgrande]
>> RECOMENDAMOS PARA VOCÊ
- Como emagrecer rápido perca 7kg em uma semana sem passar fome
- Dieta do carboidrato - cardápio completo perca 6kg em 15 dias
- Dieta Dukan - a dieta das celebridades perca 9kg em apenas 15 dias
- Nova Dieta das frutas para emagrecer - emagreça 8 Kilos em 10 dias
- Remédio para emagrecer - Confira remédios mais vendidos no Brasil
- Como perder 5 kg em uma semana - dieta de uma semana
- Nova Dieta do leite - cardápio completo passo a passo perca 8kg
- Dieta da sopa - dieta de uma semana perca 1kg por dia fácil
[final]
O post CÂNCER DE CÓLON: DIETA PARA PREVENIR E ALIVIAR SINTOMAS apareceu primeiro em Dieta Blog.