Quantcast
Channel: DI.E.TA.
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1869

Jejum Emagrece Mito ou Verdade? 27 Benefícios e Malefícios

$
0
0

Jejum Emagrece Mito ou Verdade 27 Benefícios e Malefícios

Jejum Emagrece Mito ou Verdade 27 Benefícios e Malefícios

Mitos Sobre Jejum e a Frequência das Refeições

Jejum intermitente tornou-se imensamente popular nos últimos anos.

Este é um padrão alimentar entre ciclos e períodos de jejum.

No entanto, ainda existem todos os tipos de mitos que cercam este tema.

Este artigo desmascara os 11 mitos mais comuns sobre o jejum, lanches e frequência nas refeição.

 

1. Saltar o Café da manhã faz engordar

"Café da manhã é a refeição mais importante do dia".

Há um mito em curso que existe algo "especial" sobre o café da manhã.

As pessoas acreditam que saltando o café da manhã leva à fome excessiva, ânsias e ganho de peso.

Embora muitos estudos observacionais têm encontrado ligações estatísticas entre saltar o café da manha com sobrepeso e obesidade.

Curiosamente, este assunto foi resolvido em um estudo controlado, que é o padrão de ouro da ciência.

Este estudo foi publicado em 2014 e em comparação comer o pequeno almoço ou saltar o café da manhã em 283 adultos com sobrepeso e obesidade.

Depois de um período de estudo de 16 semanas, não houve diferença no peso entre os grupos.

Este estudo mostra que não faz qualquer diferença para perda de peso se você comer ou não comer o pequeno-almoço, embora possa haver alguma variabilidade individual.

No entanto, existem alguns estudos que mostram que as crianças e adolescentes que tomam café da manhã tendem a ter um melhor desempenho na escola.

Há também estudos sobre pessoas que conseguiram com a perda de peso a longo prazo, mostrando que eles tendem a comer o café da manhã.

Esta é uma daquelas coisas que varia entre os indivíduos. O café da manhã é benéfico para algumas pessoas, mas não para outras.

Não é essencial e não há nada "mágico" sobre ele.

 

2. Comer frequentemente impulsiona seu metabolismo

"Coma varias pequenas refeições para atiçar a chama metabólica"

Muitas pessoas acreditam que comer mais refeições leva ao aumento da taxa metabólica, de modo que seu corpo queima mais calorias.

É verdade que o corpo gasta uma certa quantidade de energia na digestão e assimilar os nutrientes em uma refeição.

Isto é denominado o efeito térmico dos alimentos, e equivale a cerca de 20-30% de calorias de proteína, 5-10% de carboidratos e 0-3% para calorias de gordura.

Em média, o efeito térmico dos alimentos é algo em torno de 10% da ingestão total de calorias.

No entanto, o que importa aqui é a quantidade total de calorias consumidas, e não quantas refeições você come.

Comer seis refeições de 500 calorias tem exatamente o mesmo efeito como comer três refeições de 1000 calorias. Dado um efeito térmico média de 10%, é de 300 calorias em ambos os casos.

Isto é suportado por numerosos estudos de alimentação em seres humanos, mostrando que o aumento ou diminuição da frequência de alimentação não tem efeito sobre o total de calorias queimadas.

 

3. Comer ajuda reduzir a frequência da fome

Algumas pessoas acreditam que lanches ajudam a evitar ânsias e fome excessiva.

Curiosamente, vários estudos têm olhado para isso, e a evidência é misturada.

Embora alguns estudos sugerem que refeições mais frequentes levam a reduzir a fome, outros estudos não encontraram nenhum efeito, e outros ainda mostram um aumento dos níveis de fome.

Um estudo que comparou 3 refeições de alta proteína com 6 refeições de alta proteína descobriu que 3 refeições eram realmente melhor para reduzir a fome.

Dito isto, isso pode depender do indivíduo. Se lanches ajudam a ter menos desejos e torna-lo menos propensos a compulsão, então provavelmente é uma boa ideia.

No entanto, não há nenhuma evidência de que beliscar ou comer mais vezes reduz a fome para todos.

 

4. Varias pequenas refeições podem ajudar a perder peso

Refeições frequentes não aumenta o metabolismo (aumentam as calorias).

Elas também não parecem reduzir a fome.

Se comer com mais frequência não tem efeito sobre a equação de equilíbrio de energia, então não deve ter qualquer efeito sobre a perda de peso.

Na verdade, esta é apoiada pela ciência. A maioria dos estudos sobre este assunto mostram que a frequência das refeições não tem efeito sobre a perda de peso.

Por exemplo, um estudo realizado em 16 homens e mulheres obesas não encontrou qualquer diferença de peso, perda de gordura ou apetite ao comparar 3 e 6 refeições por dia.

No entanto, se você achar que comer mais vezes torna mais fácil para você comer menos calorias e menos fast-food, então talvez esta seja eficaz para você.

 

5. O cérebro precisa de um fornecimento constante de glicose

Algumas pessoas acreditam que se não comer carboidratos a cada poucas horas, que o nosso cérebro vai parar de funcionar.

Este baseia-se na crença de que o cérebro pode apenas utilizar glicose (açúcar no sangue) para o combustível.

No entanto, o que muitas vezes é deixado de fora da discussão é que o corpo pode facilmente produzir a glicose que precisa através de um processo chamado gliconeogênese.

Isto pode mesmo não ser necessário na maioria dos casos, porque o seu corpo tenha armazenado glicogênio (glicose) no fígado que pode ser usado para fornecer o cérebro com energia durante muitas horas.

Mesmo durante o jejum de longo prazo, fome ou uma dieta muito pobre em carboidratos, o corpo pode produzir corpos cetônicos de gorduras alimentares.

Os corpos cetônicos pode fornecer energia para a parte do cérebro, reduzindo a sua exigência de glicose significativamente.

Assim, durante um longo jejum, o cérebro pode facilmente sustentar-se usando corpos cetônicos e glicose produzidos a partir de proteínas e gorduras.

Também não faz sentido do ponto de vista evolutivo que não deve ser capaz de sobreviver sem uma fonte constante de carboidratos. Se isso fosse verdade, então os humanos foram extintos há muito tempo.

No entanto, algumas pessoas relatam que se sentem hipoglicêmico quando eles não comem por um tempo.

Se isso se aplica a você, então talvez você deve furar a uma frequência de refeição maior, ou pelo menos perguntar ao seu nutricionista antes de mudar as coisas.

 

(VÍDEO) Treino em Jejum emagrece?

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Zib18X5lo5Q[/embed]

 

6. Comer frequentemente é bom para a saúde

Simplesmente não é "natural" para o corpo estar constantemente no estado alimentado.

Quando os seres humanos estavam evoluindo, tivemos de suportar períodos de escassez de tempos em tempos.

Há evidências de que o jejum de curto prazo, induz a um processo de reparação celular chamado autofagia, em que as células utilizam proteínas de idade e disfuncionais de energia.

Autofagia pode ajudar a proteger contra o envelhecimento e as doenças como a doença de Alzheimer, e pode mesmo reduzir o risco de câncer.

A verdade é que em jejum ao longo do tempo tem todos os tipos de benefícios para a saúde metabólica.

Existem também alguns estudos que sugerem que lanches e comer muitas vezes, podem ter efeitos negativos sobre a saúde e aumentar o risco de doença.

Por exemplo, um estudo descobriu que, juntamente com um elevado teor calórico, uma dieta com refeições mais frequentes causam um maior aumento da gordura no fígado, indicando que lanches podem aumentar o risco de doença do fígado gorduroso.

Existem também alguns estudos observacionais que mostram que pessoas que comem mais frequentemente têm um risco muito maior de câncer colorretal.

 

7. O jejum coloca seu corpo em "modo de fome"

Um argumento comum contra o jejum intermitente é que ele pode colocar seu corpo em "modo de fome".

De acordo com as alegações, não comer faz com que seu corpo pense que está morrendo de fome, então ele desliga seu metabolismo e impede você de queimar a gordura.

É realmente verdade que a perda de peso a longo prazo pode reduzir a quantidade de calorias que você queima. Este é o verdadeiro "modo de fome" (o termo técnico é termogênese adaptativa).

Este é um efeito real, e pode ascender a centenas de menos calorias queimadas por dia.

No entanto, isso acontece com a perda de peso, não importa o método usado. Não há nenhuma evidência de que isso acontece mais com jejum intermitente do que outras estratégias de perda de peso.

De fato, a evidência mostra que, na verdade, jejuns de curto prazo aumenta a taxa metabólica.

Isto é devido a um aumento drástico dos níveis sanguíneos de norepinefrina (noradrenalina), que conta as células de gordura para quebrar a gordura corporal e estimula o metabolismo.

Estudos mostram que o jejum por até 48 horas pode realmente aumentar o metabolismo de 3,6-14%.

Um estudo mostrou que o jejum em dias alternados durante 22 dias não conduziu a uma diminuição na taxa metabólica, mas os participantes perderam 4% da sua massa de gordura, que é impressionante para um período tão curto quanto 3 semanas.

 

8. O organismo só pode usar certa quantidade de proteína por refeição

Há alguns que dizem que só podemos digerir 30 gramas de proteína por refeição, e que devemos comer a cada 2-3 horas para maximizar o ganho muscular.

No entanto, este não é suportado pela ciência.

Estudos não mostram uma diferença de massa muscular se você comer sua proteína em doses mais frequentes.

O fator mais importante para a maioria das pessoas é a quantidade total de proteína consumida, e não quantas refeições são espalhadas sobre.

 

9. Jejum intermitente faz você perder músculo

Alguns acreditam que o nosso corpo vai começar a queimar músculo e usá-lo como combustível.

É verdade que isso acontece com dieta em geral, mas não há nenhuma evidência de que isso acontece com mais frequência no jejum intermitente do que outros métodos.

Na verdade, alguns estudos sugerem mesmo que o jejum intermitente é a melhor dieta para manter a massa muscular.

Em um estudo de revisão, a restrição calórica intermitente, causa uma quantidade semelhante de perda de peso como a restrição calórica contínua, mas muito menos redução da massa muscular.

Houve também um estudo que participantes comeram a mesma quantidade de calorias como eles estavam acostumados, exceto em uma enorme refeição à noite.

Estas pessoas perderam gordura corporal e, na verdade, tiveram um aumento modesto (quase estatisticamente significativa) em sua massa muscular, juntamente com um grupo de outros efeitos benéficos sobre marcadores de saúde.

Jejum intermitente também é popular entre muitos fisiculturistas, que encontram como uma maneira eficaz de manter grandes quantidades de músculo com um percentual de gordura corporal baixo.

 

10. Jejum intermitente é ruim para sua saúde

Algumas pessoas pensam que o jejum pode ser francamente prejudicial, mas nada poderia estar mais longe da verdade.

Numerosos estudos mostram que o jejum intermitente e restrição calórica intermitente podem ter benefícios para a saúde incrivelmente impressionantes.

Por exemplo, o jejum intermitente altera a expressão de genes relacionados com a longevidade e proteção contra a doença, e tem sido mostrado que prolonga a vida em animais de teste.

Ele também tem grandes benefícios para a saúde metabólica, como melhorar a sensibilidade à insulina, reduz o estresse oxidativo e inflamação, e uma redução em vários fatores de risco para doenças do coração.

Ele também pode ser bom para a saúde do cérebro, aumentando os níveis de um hormônio cerebral chamado fator neurotrófico derivado do cérebro. Este pode ser protetor contra a depressão e outros problemas cerebrais.

 

11. Jejum intermitente faz você comer demais

Alguns afirmam que o jejum intermitente não irá causar perda de peso, porque faz com que você coma demais durante os períodos de alimentação.

Isso é parcialmente verdadeiro. Depois de um tempo, as pessoas automaticamente tendem a comer um pouco mais do que se não tivessem em jejum.

Em outras palavras, elas compensam as calorias "perdidas" durante o jejum comendo mais durante as próximas refeições.

No entanto, esta compensação não é completa. Um estudo mostrou que pessoas que jejuaram durante um dia inteiro só acabaram comendo cerca de 500 calorias extras no dia seguinte.

Então, eles gastaram cerca de 2400 calorias durante o dia de jejum, em seguida, "comer excessivamente" de 500 calorias no dia seguinte. A redução total na ingestão de calorias foi então 1900 calorias, que é um défice muito grande por apenas 2 dias.

jejum intermitente reduz a ingestão alimentar global ao impulsionar o metabolismo. Ele também reduz os níveis de insulina, aumenta a norepinefrina e aumenta a hormona de crescimento humana, tanto quanto cinco vezes.

Devido a esses fatores, jejum intermitente faz você perder gordura, não ganhá-la.

De acordo com um estudo em 2014, jejum de 3-24 semanas provoca perda de peso corporal de 3-8%, e uma redução de 4-7% na gordura da barriga.

A verdade é que o jejum intermitente é uma das ferramentas mais poderosas do mundo para perder peso.

Dizendo que isso faz você comer demais, entrar em "modo de fome" e acabar ganhando peso é exatamente o oposto da verdade.

 

[adsgrande]

(VÍDEO) Nova Dieta do Jejum - Confira Cardápio e Dicas

https://www.youtube.com/watch?v=GaCkKyXi4aw

 

(VÍDEO) Jejum Intermitente - Fazendo Dieta Mesmo sem Tempo

https://www.youtube.com/watch?v=EuQClUlqS5g

 

(VÍDEO) JEJUM INTERMITENTE - BENEFÍCIOS

https://www.youtube.com/watch?v=z0eN4aBM1ww

 

(VÍDEO) Dieta do Jejum

https://www.youtube.com/watch?v=QFp5PHa_Ml8

 

>> Cardápios a Base de Frango e Batata Doce

 

Café da Manhã

Opção 1: 05 bolachas cream cracker, 01 col sobremesa de geleia diet, 01 iogurte natural

Opção 2: 01 unid de pão de batata, 01 fatia de ricota, 01 xícara de salada de frutas, 01 col sobremesa de farinha de linhaça

Opção 3: 01 fatia de pão integral, 01 col sopa de cream cheese, 01 copo de suco de laranja e mamão

Opção 4: 01 fatia de mamão com aveia, 02 torradas integrais, 01 col sobremesa de geleia diet,01 xícara de chá verde

 

Lanche da Manhã

Opção 1: 05 morangos

Opção 2: 01 copo de suco de uva integral

Opção 3: 02 castanhas do Pará

Opção 4: 01 taça de gelatina diet

 

Almoço

Opção 1: 01 prato de sobremesa de salada de rúcula com tomate, 02 col sopa de frango com batata doce e quiabo, 02 col sopa de arroz integral

Opção 2: 01 concha pequena de nhoque de batata doce recheado com frango desfiado, 02 col sopa de arroz branco, salada de folhas verdes à vontade

Opção 3: 01 escumadeira de macarrão no alho e óleo com batata doce e filé de frango, 01 prato de sobremesa de salada de couve-flor ao vapor com tomate e ervilhas

Opção 4: 01 pires de salada de agrião e brócolis refogado, 01 col arroz de fricassê de batata doce com frango

[adsgrande]

 

Café da Tarde

Opção 1: 02 cookies integrais

Opção 2: 01 torrada integral, 01 fatia de queijo Minas

Opção 3: 01 danone com fibras

Opção 4: 01 taça de salada de frutas

 

Jantar

Opção 1: 01 pires de salada de alface, tomate e pepino, 01 escumadeira de batata doce assada com recheio de frango desfiado

Opção 2: 02 col sopa de suflê de frango com batata doce, 01 pires de salada de repolho roxo e ervilhas

Opção 3: 02 pedaço de frango cozido com batata doce,02 col sopa de polenta, 01 pires de salada de alface, tomate e orégano

Opção 4: 01 pires de salada de repolho e tomate 01 porção de batata doce ao forno com frango gratinado,02 col sopa de arroz branco, 01 col sopa de lentilha

 

Ceia

Opção 1: 01 goiaba vermelha

Opção 2: 01 fatia de melão

Opção 3: 01 xícara de chá verde

Opção 4: 02 castanhas do Pará

 

Os Prós e Contras de Jejum

A comida é uma maneira de nos alimentar, para relaxar e entreter, a comida é parte da nossa vida social.

Neste mundo moderno, há abundância de alimentos.

Muitas vezes comer muito que um fardo para o nosso corpo.

O jejum pode dar descanso ao corpo e espaço na mente. Motivações para o jejum pode ser a limpeza do corpo, perda de peso, parar de fumar, vícios, reflexão sobre a vida ou a partir de fé.

Também é uma droga antiga que é muitas vezes utilizado na medicina natural para aliviar e possivelmente recuperar de várias doenças, que muitas vezes são o resultado de nosso atual, estilo de vida agitado.

 

O que é o jejum?

O jejum é simplesmente uma interrupção de comida ou bebida.

Existem várias formas de jejum, por exemplo, o jejum de água, arroz jejum, o jejum suco de fruta e de jejum.

De todas as formas de jejum é suco de jejum para tomar a mais fácil completo.

Por suco de jejum que você bebe além de água, legumes frescos diários ou sucos de frutas.

Algumas pessoas juram pelo jejum como um tratamento de limpeza para o corpo.

Pelo jejum seria toxinas são excretados e auto-cura são estimulados pelo corpo.

Mas mesmo se você não segurar, o processo de limpeza ocorre em seu corpo todas as noites durante o sono.

Normalmente para seu corpo dia limpo que vai toda a energia para os músculos, sistema digestivo, sistema nervoso e outros órgãos.

De limpeza de jejum vai durante o dia, como de costume.

 

É saudável jejuar?

Às vezes as pessoas têm certo período de jejum antes do exame ou tratamento médico.

Quando as pessoas ou animais estão doentes muitas vezes eles não têm apetite e proceder ao jejum.

Esta é uma reação natural e certifica-se que os resíduos são separados e pode restaurar o corpo.

O jejum é um processo natural e não insalubre.

O jejum pode certamente ter uma influência positiva sobre a saúde, mas também pode envolver riscos.

Portanto, não é aconselhável ir longo jejum isoladamente, mas sempre faz isso sob supervisão profissional.

Consultar um médico, se necessário, antes de iniciar um longo jejum.

 

(VÍDEO) MITO OU VERDADE: tomar água em jejum emagrece?

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=Da8So9KXQ94[/embed]

 

Quais são os benefícios do jejum?

Nossa comida está agora cheia de cores artificiais, conservantes, pesticidas, inseticidas e outras toxinas que sobrecarregam nossos rins, intestinos, pele, pulmões e fígado.

Seu corpo é normalmente perfeitamente capaz de remover estas toxinas do seu corpo ou inofensivo, desde que você tenha um corpo saudável e um estilo de vida saudável.

No entanto, quando a carga é demasiado elevada, isto é, que existem mais toxinas entra no corpo do que pode lidar com o seu corpo, em seguida, as toxinas podem acumular-se no decurso do ano.

A capacidade do corpo pode enfraquecer ao longo do tempo, a fim de separar as toxinas, as quais podem causar problemas e, possivelmente, até mesmo doenças crônicas.

O jejum pode ser uma oportunidade para ter a oportunidade de dar toxinas armazenadas são liberadas do corpo e limpar para que eles encontrar seu caminho para fora.

O jejum dá ao seu corpo um descanso e pode toda a energia esfaqueamento na limpeza e volta a equilibrar seu corpo.

Um dia, uma semana de suco de jejum pode ter um efeito positivo sobre o sistema imunológico e fazer você se sentir mais vital.

Se você está mais sólida do que os efeitos são ainda maiores; aumenta a sua energia física e mental, corrigir quaisquer problemas, seu peso diminui, a sua resistência está a aumentar e processos de envelhecimento são retardados.

 

Quais são as desvantagens do jejum?

Perda em um curso fixo é composto principalmente de água e músculo, tecido adiposo permanece praticamente intacto.

Como você entrar em qualquer sal durante o curso de seu corpo perde inicialmente principalmente lutou.

Depois de voltar de alimentos com comida salgada mantém a umidade do seu corpo novamente e vêm quilos novamente.

Muito rigoroso jejum como o jejum de água que você só deve beber água, e jejum prolongado não é saudável porque seu corpo incorre em déficits.

Pelo jejum lentamente esgota suas reservas lo de fazer você depois de alguns dias já notar que sua força começa a diminuir e é difícil fazer exercício extenuante.

Seu corpo vai quebrar muscular e converter o açúcar como combustível para o cérebro para funcionar corretamente.

Músculos precisam de você para manter seu metabolismo em um bom nível.

Menos músculo significa um metabolismo mais baixo para que o seu corpo com menos energia e, logo que você começar a comer normalmente de novo irá armazenar as calorias extras como gordura.

O jejum pode causar uma perigosa queda do açúcar no sangue.

Isto poderia incluir causa tremores, tonturas e desmaios.

Nos doentes diabéticos, isto leva a complicações graves.

 

Quem pode fazer uma cura permanente?

Você tem que não tenho queixas sérias para fazer uma cura permanente.

Você também pode seguir um tratamento preventivo para desintoxicar seu corpo e melhorar sua saúde para prevenir a doença desta forma.

A condição é que você está saudável.

As pessoas são aconselhadas a jejuar para mulheres grávidas, mulheres que amamentam crianças em crescimento e os idosos.

Bem como os diabéticos, pessoas que tiveram tuberculose, pessoas com disfunção renal, distúrbios alimentares, com baixo peso e doenças graves.

 

Quanto tempo dura uma cura permanente?

Seja curto e longo jejum.

Curas rápidas de 1 a 3 dias são bons para quebrar hábitos pouco saudáveis, como comer demais ou vício de açúcar.

Qualquer um pode ser um dia de jejum; Escolha um dia quando você não tem compromissos.

É especialmente bom para jejuar um dia, se você comeu muito durante o jantar.

Então você deixar seu corpo no dia seguinte novamente uma pausa.

Dietas de jejum curto concentrar em limpeza e seu sistema corporal novamente apenas para vir.

Jejum curas duração de duas semanas ou mais, proporcionar a cura mais profunda a nível celular e retardar o processo de envelhecimento.

Estes tratamentos são utilizados na medicina natural para reduzir doenças crônicas e, possivelmente, até mesmo recuperar.

Indicações incluem alergias, artrite, bronquite, febre do feno, urticária, reumatismo, obesidade, insônia, enxaqueca, inflamação, pressão arterial alta e baixa, acne, psoríase, cálculos biliares e vícios.

Além disso, o jejum pode ter um efeito positivo na sua mente, você vai ser brilhante e olha e se sente mais.

Os defensores do jejum recomendado que pelo menos uma vez por ano para rápida, por até 2 semanas.

 

O que acontece durante o jejum?

O jejum livra o corpo de resíduos. Você vai notar este exemplo, urina de cor escura, hálito fétido e suor, menstruação intensa, resfriados e uma língua revestida.

Você pode sentir tonturas, erupção cutânea, fadiga, letargia, náuseas, etc.

A frequência cardíaca pode ser mais lenta, a pressão arterial pode cair e você começa a muitas vezes frio.

Isto é devido a uma diminuição dos níveis de açúcar no sangue e pela grande quantidade repentina de toxinas que são tratadas pelo corpo.

Toxinas podem fazer 2 vezes doente; quando entrar no corpo e como eles deixam o corpo.

As mais toxinas que você tem que ser excretado no seu corpo, o pior que você vai se sentir, mas quanto maior a recuperação será e o sucesso do jejum.

 

(VÍDEO) Dieta do jejum: método eficaz para emagrecer

[embed]https://www.youtube.com/watch?v=4TPnhzQKAcA[/embed]

 

Período de extinção gradual

Você pode ir mais rápido de um dia para outro, mas é melhor para reduzir a comida antes de começar período de jejum.

Então você também tem menos problemas com os sintomas físicos que podem ocorrer durante o jejum.

Uma semana antes que você possa todos os estimulantes e deixar dois ou três dias antes de passar apenas frutas, legumes e arroz.

 

Período de aquisição

Após o jejum, o corpo não está acostumado a alimentos e, portanto, é muito importante que após jejum em silêncio de novo construir para permitir estômago e intestinos lentamente se acostumar com alimentos.

Você pode quebrar o jejum comendo um pedaço de fruta, como uma maçã.

Os primeiros dias após quebrar o jejum pode um pequeno-almoço de farinha de aveia com sementes de linhaça e tomar algumas frutas, legumes para o almoço e jantar e um pouco de arroz e vegetais crus.

Lentamente, você pode adicionar mais e mais alimentos até que você pode comer de tudo.

E é agora o desafio é buscar um estilo de vida saudável!

ATUALIZADO: 06.10.16

[adsgrande]

 

medico-emagecer-mulher-projeto-novo

 

PERDER PESO DE FORMA SAUDÁVEL »

 

DICAS DE SAÚDE E BEM ESTAR »

[final]

O post Jejum Emagrece Mito ou Verdade? 27 Benefícios e Malefícios apareceu primeiro em Dieta Blog.


Viewing all articles
Browse latest Browse all 1869